tag:blogger.com,1999:blog-6742611159641428851.post5514870853584495673..comments2023-05-22T07:11:05.246-03:00Comments on Olhar urbano: Municipalização do TrânsitoAlessandre Camposhttp://www.blogger.com/profile/14516482031945435625noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-6742611159641428851.post-58749620854565207762009-04-14T13:35:00.000-03:002009-04-14T13:35:00.000-03:00Jair, não comentei esse item para não ser muito pr...Jair, não comentei esse item para não ser muito prolixo. Quando me falaram pela primeira vez sobre o pedágio, achei estranha a idéia de a prefeitura não cortar o mal pela raiz. Ora o problema é o trânsito dos caminhões por dentro da cidade e a solução encontrada foi o pedágio. Eu sempre achei que a solução era fazer estradas forçando o trânsito para fora da cidade. Mais uma vez o prefeito Marcos Coelho voltou a confirmar essa idéia e pretende instituir o pedágio. Acho que o certo é lutar junto ao Ministério dos Transportes para fazer a via perimetral para quem vai para Caldas Novas e Goiânia. Estou anexando um ótimo trabalho sobre pedágio, confirmando que é uma boa idéia e com previsão legal, mas acho que operacionalmente é muito complicado. Aqui em Brasília tivemos uma experiência muito menos complicada que era cobrar o uso do espaço público para estacionamento e carros. A polêmica foi grande com os usuários e o governo desistiu da idéia. <br /><br />Abraço. <br /><br />NatalNatal Fernando da Silvanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6742611159641428851.post-59090981138215188962009-04-13T10:15:00.000-03:002009-04-13T10:15:00.000-03:00Grande Jair, você faz falta no Governo! A sua aten...Grande Jair, você faz falta no Governo! A sua atenção em responder, como poucos fazem, é prova disso, preocupação típica de quem gosta da cidade e não se esconde do debate. Tá provado que tudo já está pensado, falta a execução. Essas ruas do centro já estão causando dificuldades para os veículos e para os pedestres. Tá difícil dirigir sem frear a todo momento para a passagem de pedestres e aqueles semáforos, muito demorados. Para o motorista que está subindo, atravessando a rua, é obrigado a parar numa subida, para aguardar o semáforo e quando esta livre é obrigado a frear com os pedestres do outro lado da rua. Essa idéia do trânsito livre para pedestres pode ser estimulados pelos comerciantes se acreditarem que aquela região se transformará em shopping aberto. Acho prudente começar isso testando o fechamento do trânsito aos sábados. Talvez nem precise esse tempo de experiência já que na cidade os feirantes já fazem isso há muitos anos, portanto, “now how” não falta!<BR/>Abraço.<BR/>NatalAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6742611159641428851.post-63974681278123242552009-04-13T08:30:00.000-03:002009-04-13T08:30:00.000-03:00Natal, 1) - Sua sugestão, em relação ao centro da ...Natal,<BR/> <BR/>1) - Sua sugestão, em relação ao centro da cidade, está contemplada no projeto que transforma as Ruas Rui Barbosa, Dr. Afrânio e a Pça Manoel Bonito( segmento que liga as duas ruas), em um Shopping a céu aberto, como os existentes em Bauru(SP) e Juiz de Fora. Com isso aquelas ruas seriam remodeladas para receberem apenas o fluxo de pessoas, sendo que os veículos transitariam apenas nas vias verticais( Marciano Santos, Rodolfo Paixão, Afonso Pena, Brasil Acioly, Cel Lindolfo França e Quinca Mariano). O centro da cidade ficará mais bonito, a circulação das pessoas se fará com maior segurança e o local se tornaria um centro de compras e de lazer. Como equacionar a questão dos estaciomentos? Estimulando suas construções em alguns( poucos ) espaços disponíveis(casas antigas e semiabandonadas, terrenos, etc) nas citadas vias verticais, rua Rio Branco e Av. Theodolino Pereira de Araújo. Seria o setor privado apoiando as iniciativas públicas e o setor público criando oportunidades para o privado;<BR/> <BR/>2) - A Municipalização do Trânsito, a Guarda Municipal e toda sua complexa regulamentação precisam funcionar o mais rápido possível para que o corredor araguarino, do entrocamento São Paulo/Caldas/Goiânia/, ou seja as Av.Theodoreto Veloso de Carvalho, Mato Grosso, Belchior de Godoi e São Paulo, tenha autosustentabilidade, no futuro, após receber a implantação da cobrança de pedagio, para qualquer veículo com placa de outra cidade. Além dos pedágios teríamos as instalações de radares, para controle de velocidade, nas Avenidas Minas Gerais, Bahia, Theodolino, etc, toda a arrecadação direcionada a manutenção destas vias. <BR/>abraços.<BR/> <BR/>Jair.Jair José Ferreiranoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6742611159641428851.post-9827041398296757112009-04-11T19:13:00.000-03:002009-04-11T19:13:00.000-03:00Realmente desde 1997, a Lei Federal traçou rumos p...Realmente desde 1997, a Lei Federal traçou rumos para facilitar a administração do trânsito nas cidades, mas todos devem se empenhar nessa tarefa que tem um custo alto para os municípios do país que em sua maioria são administrados como um condomínio, uma empresa em falência, todos endividados e com baixa arrecadação. Em Brasília, onde o trânsito está prestes a se tornar caótico, na Câmara Legislativa (lotada de servidores do Detran-DF, temendo perda de sálários e emprego) os parlamentares criticaram o GDF por encaminhar à Casa para votação projeto de lei do Deputado Regufe que cria a Companhia Metropolitana de Trânsito (CMT) - PL-840/2008, que retira das atribuições do Detran atividades exclusivas, como a fiscalização e emissão de multas. Um deputado da oposição foi aplaudido pelas galerias quando declarou ser um retrocesso a municipalização do trânsito. Aspecto interessante é que os novos funcionários como você propõe em sua matéria devem ser muito bem treinados, senão muitos de nós teremos muitas confusões na cidade. Antes disso, todos vão olhar para os custos da contratação de 44 funcionários. Quando vou a Araguari fico abismado com a dificuldade de estacionar no centro. Ao mesmo tempo é prova do crescimento da cidade ou do país, já que todas as cidades estão com problemas de superlotação de veículos. Depois de algum tempo encontrei alguns estacionamentos pagos, mas deixo minha sugestão para que vocês pensem em deixar livres para pedestres as ruas do centro, sem trânsito de veículos, ao menos aos sábados pela manhã, apenas para cargas e descargas.<BR/>NatalAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6742611159641428851.post-35805618175100237782009-04-11T11:50:00.000-03:002009-04-11T11:50:00.000-03:00Todas as estradas também deveriam ser municipaliza...Todas as estradas também deveriam ser municipalizadas. A responsabilidade de consertá-las ficando a cargo de governos estaduais ou federal torna-se muito distante pra que usuários pressionem pelas melhorias.Aristeuhttps://www.blogger.com/profile/02826560655590161258noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6742611159641428851.post-69654594509971393872009-04-09T14:58:00.000-03:002009-04-09T14:58:00.000-03:00Abordagem didática que deveria ser do conhecimento...Abordagem didática que deveria ser do conhecimento de todos que atuam na área de trânsito de Araguari. Deveria...Aloisio Nunes de Fariahttp://www.portaldearaguari.blogspot.comnoreply@blogger.com