Patrimônio Cultural Imaterial e Material

A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural."
O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

O Patrimônio Material com base em legislações específicas é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza nos quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Eles estão divididos em bens imóveis como os núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; e móveis como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/

35 comentários:

  1. e importante saber que muitas artes sao conhecidas como patrimonio cultural !!
    isso me ajudo muito na pesquisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e verdade o q c flw me ajudou muito no meu trabalho

      Excluir
  2. Muito obrigada
    este texto me ajudou a complementar meu trabalho te artes!!

    ResponderExcluir
  3. vcs sao demais foi super facil achar oq procurava

    ResponderExcluir
  4. nuss meu trambalho de artes fikou
    ótimu com esse textu obgada!!!
    valeu msm

    ResponderExcluir
  5. acho que vou tirar uma booa notaa vlw ae me ajudoou muitoooo . =)

    ResponderExcluir
  6. richard¨¨valeu ai pela dica pessoal vou tirar um 10 me add no msn richardbruno2011@hotmail.com

    esse @ e aroba

    ResponderExcluir
  7. muitoo bom axoo ki vou ganmha um dez nessa
    valew me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  8. ester gata d+ para voçe17 de março de 2011 às 17:57

    valeu gente muito obrigadinha esse texto tanben
    me ajudou no meu trabalho de artes.
    bjsssssss ate mais espero que voçes estejao ai na minha proxima pesquisa.
    mais uma vez muita obrigada.
    bjsssssssss valeu.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    sou estudante de Gestão Cultural pelo IFSUL
    seu texto me ajudou muito a completar um trabalho ! Bela escrita, tem o foco preciso para compreensão!
    abraço

    ResponderExcluir
  10. obrigado me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  11. adoreiiiiiiiiiiii obrigada muito bom!

    ResponderExcluir
  12. esse texto me ajudo bastante a entender um pouco mai sobre oassuno.obrigada ana carla 22/03/2012

    ResponderExcluir
  13. noss brigaduu mesmo meoo trabalho de artes vai ficar daora(Y)

    ResponderExcluir
  14. vlw gente, com esse texto devo tirar
    uma boa nota em Sociologia... obrigado fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  15. thainara thalia 21/05
    pensei q o meu trabalho iria ser dificil mas agora vi q foi facil!!!!

    ResponderExcluir
  16. muito obrigada!!
    ajudou muito no meu trabalho :3

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigado. Essas informações ajudaram muito no meu trabalho de escola. E através disso eu aprendi muito. valeu. beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. mtoooooooooo obrigada...
    esse texto me ajudou mtoooo...
    bjssssssssssssssss ...

    ResponderExcluir
  19. Vlw ae.

    Me ajudou em um trabalho

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigada, eu gostei muito e isso me ajudou demais no meu trabalho de artes em... Valeu pelas informaçoes!!!!
    Bjus a todos

    ResponderExcluir
  21. nss vlw aehhhh,vou levar um dez nss trabalho de artes!!!!
    bjao:NanDahhhh akiiii!!!!

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigado por me ajudar!!!!!
    KKKKKKKKKKKKKK
    S2

    ResponderExcluir
  23. Muiito obrigado,procurei tanto mais acabei encontrando a resposta certa com vcs.
    Beiijos e até a proxima,valeu.
    <3

    ResponderExcluir
  24. muito obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  25. muito brigada valeu me
    ajudou mto beijao

    ResponderExcluir
  26. muito obrigada eu ja estava desistindo muis agora achei oq procurava

    ResponderExcluir
  27. obrigado valew muito vou tirar um 10

    ResponderExcluir
  28. vlw mto obrigado vai ficar show meu trabalho de história '-'

    ResponderExcluir
  29. MUITO BOM ESSE ESCRITOR VLW POR PULBLICAR ESSE TEXTO

    ResponderExcluir
  30. Nossa adorei da hora tirei um 10 no trabalho de. Artes. ��

    ResponderExcluir
  31. AS 21:23 correndo pra fazer o trabalho pra entregar as 7 da manhã, esse texto me salvo! Muito obrigado e só quem já fez alguns trabalhos na correria vai saber como é tenso KKKKKKKKK valeu pessoal até mais :)

    ResponderExcluir
  32. me ajudou muito no trabalho de artes vlw!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. esse texto foi bem elaborado

    ResponderExcluir

Comentários Moderados.
Só serão publicados após aprovação do editor do blog.
Não serão publicados comentários de Anônimos, fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.

Comentários