Pesquisar este blog

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Blogueiros Control C (copia) + Control V (cola)

Os blogs são CMS’s (Content Management System), ou seja, um sistema de gestão de conteúdo, que proliferaram pela internet nos últimos anos de uma forma avassaladora. A vantagem de um blog é sua interface[1] simplificada de interação com o usuário. Não há necessidade de saber programação para criar ou manutenir um blog.

Para que você tenha um blog é necessário que alguma empresa de hospedagem na internet lhe ofereça este serviço. Muitas são essas empresas espalhadas pelo mundo que oferecem o serviço gratuitamente. A principal delas é a Blogger®, do grupo Google®, que utiliza a extensão “blogspot.com”® para hospedagem de blogs. Todo blog necessita de um endereço ou link ou URL (Uniform Resource Locator) para ser hospedado e, dentro de uma mesma plataforma, os nomes são únicos, por exemplo, www.olhar-urbano.blogspot.com é único dentro da plataforma Blogger®.

O www significa World Wide Web, ou seja, rede de alcance mundial. “É um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet” [Wikipédia, 2009]. Hipermídia é o conjunto de textos, imagens, videos e sons no mesmo documento – neste caso o blog. Para visualizar este documento você necessita de um navegador ou web browser, que irá traduzir o documento da linguagem computacional para a linguagem do usuário. Os navagadores mais conhecidos e utilizados são: Internet Explorer® da Microsoft®, Firefox® da Mozilla® e o Chrome® da Google®.

A interface que o sistema de gestão de conteúdo oferece ao usuário já faz essa tradução desde o nascimento de um post - abreviatura de postagem ou documento de um blog -, ou seja, por essa facilidade você não precisa ter conhecimentos avançados de programação para poder ter seu diário online na rede mundial de computadores.

No inicio um blog era apenas um diário online que os internautas utilizavam para trocar idéias entre eles. Como tudo é dinâmico, o blog deixou de ser apenas um diário individual para se tornar um dos meios de comunicação mais democráticos da internet mundial.

O blog vem substituindo, em muitos casos, outros tipos de web sites que necessitam de profissionais capacitados para produzirem intermináveis linhas de comando de programação para que o resultado final seja alcançado. O Blog é um web site, ou seja, página de internet que uma única pessoa desenvolve, assim, se torna muito mais barato, tendo em vista, que a plataforma de hospedegem faz o trabalho pesado e o blogueiro fica apenas com a incumbência de produzir o conteúdo.

De tão fácil que é gerenciar o conteúdo de um blog ou blogue - como queira, existem blogueiros que tem apenas o trabalho de copiar o conteúdo alheio e transferir, muitas vezes sem autorização, para o seu blog. São os chamados blogueiros Control C (copia) + Control V (cola). Essa prática, na verdade é chamada de pirataria, pois são tão caras-de-pau que não mencionam, nem os autores e nem a fonte (web site de origem) das matérias roubadas. Existem blogs que raros são os conteúdos produzidos pelos seus donos. Estas pessoas, com essas atitudes, demonstram, simplesmente, sua incapacidade, incompetência e inteira falta de respeito com a produção autoral e não podem ser chamados de blogueiros, pois lhes faltam ética e dignidade, princípios de conduta do verdadeiro participante da blogosfera.

Se no mundo virtual são assim, apenas refletem o que são no mundo real: pilantras que vivem as custas do esforço alheio.

Que Deus nos proteja!


[1] Maneira pela qual o sistema se comunica com o operador “pela presença de uma ou mais ferramentas para o uso e movimentação de qualquer sistema de informações” [Wikipédia, 2009].

Um comentário:

  1. Olá Alessandre,
    gostei muito da matéria versando sobre os "blogueiros", aprendi bastante.Quanto à manutenção de um site, após quase um ano mantendo o www.edmarcesar.com.br é que comecei a sentir realmente as dificuldades em mantê-lo, pois sempre há necessidade de alguém para atualização e outros. Depois dessa matéria estou pensando, quem sabe, brevemente, optar pelo blog, mas, vamos estudar melhor.
    Grande abraço amigo
    parabéns pelo Olhar Urbano.
    Edmar César

    ResponderExcluir

Comentários Moderados.
Só serão publicados após aprovação do editor do blog.
Não serão publicados comentários de Anônimos, fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.

Comentários

+ VISTAS nos 7 dias