Pinceladas III

HOMENAGEM

O meu reconhecimento da semana vai para o Sr. Honor Machado por sua forma simples e serena de ser. É artista plástico, pesquisador histórico e tem publicado diversos capítulos sobre fatos e outros assuntos de nosso cotidiano nos conduzindo pelos caminhos da memória cultural viva de Araguari.

EDUCAÇÃO

Há unanimidade quando o tema do debate é o trânsito: todos concordam que o trânsito de Araguari foi inspirado no trânsito de Nova Deli, na Índia. Aqui, como lá, todos os tipos de veículos e pedestres se misturam gerando uma confusão geral. Não há hierarquia viária, respeito à sinalização e muito menos respeito ao pedestre. Moto-taxistas se “acham” os reis das ruas, “costurando” de todas as formas carros, caminhões, ônibus e pessoas. Os centros de formação de condutores ensinam é isso que vemos nas ruas? Ou quem trafega pelas ruas não possui habilitação? Ou é falta de educação mesmo?

PLANEJAMENTO

O trânsito é um sistema complexo que demanda competência, qualificação e planejamento, pois intervenções erradas podem gerar conflitos e ceifar vidas. Neste sentido, quem é o responsável por um trânsito tão caótico como o nosso? O Prefeito? O Secretário? A cidade? Não, a SOCIEDADE, por ter aceitado passivamente ações ao longo dos tempos que beneficiaram um ou outro, quando o olhar deveria ter sido por um ângulo mais amplo de forma que as intervenções na cidade atendessem a coletividade.

COMODISMO

O Brasil, Minas Gerais e o Triângulo Mineiro ainda estão longe de oferecer desenvolvimento a sua população, pois ainda é mais forte o sentimento de crescimento a qualquer custo, um exemplo é o PAC - Plano de Aceleração do Crescimento. Nunca irão criar o PAD - Plano de Aceleração do Desenvolvimento, pois o ser humano acostumou a ter o mínimo para sobreviver e não busca o máximo para viver dignamente. Os acomodados aceitam qualquer coisa e fazem vista grossa para o que acontece a sua volta perdendo grandes oportunidades de mudança.

AÇÕES I

Um importante instrumento a ser implantado é o Sistema de Informações Georreferenciadas – SIG que consiste na integração de informações relativas ao espaço urbano geográfico de forma tornar possível a coleta, o armazenamento, o processamento, a análise e a disponibilização dos resultados dos dados relativos ao trânsito visando maior facilidade, segurança e agilidade no monitoramento, planejamento e tomada de decisões. Outro instrumento a ser aplicado é a fiscalização de pontos de maior conflito por câmeras 24 horas e a fiscalização eletrônica com a utilização de fotossensores ou radares, bem como, o combate ao transporte alternativo irregular. Mas, para isso ocorrer a municipalização do trânsito tem que ser aprovada pelo DENATRAN.

AÇÕES II

Além destas ações, há necessidade de implementar políticas públicas de melhoria no transporte de massa (coletivo) com rotas acessíveis, tarifas justas e com abrangência em todos os bairros da cidade, bem como, de políticas de incentivo ao uso de bicicletas com a implantação de ciclovias ou ciclofaixas o que reduziria bastante a emissão de gases poluentes ao meio ambiente. As medidas de segurança de trânsito deverão privilegiar o pedestre e não os veículos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Moderados.
Só serão publicados após aprovação do editor do blog.
Não serão publicados comentários de Anônimos, fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.

Comentários