Aprender a Aprender – Educação a Distância

Educação a Distancia.
Imagem: Internet
Aprender é um ato de entrega, de realização, de motivação e de decisão. O tempo investido neste ato é relativo ao grau de sensibilidade de cada um, ou seja, varia de acordo com a capacidade do ser humano em receber as informações, processá-las, absorvê-las e experimentá-las.
            A proatividade é um dos mecanismos de interação e dinamismo essencial a ser empregado nesse processo de aprender e apreender a “distância”. Quem inicia algo é porque tem um objetivo a alcançar. Faz seu planejamento global, revê suas prioridades de vida, toma iniciativa e as “rédeas” da situação, prevendo as adversidades e as soluções para seguir firme no seu propósito.
            A educação – ato ou processo de educar-se – vive um momento confuso no Brasil - um país de poucas oportunidades e de muitas exigências no mercado de trabalho, de baixa valorização profissional e de altos custos no aperfeiçoamento técnico-científico – onde, por um lado, o governo se vangloria pela democratização ao acesso a informação, a comunicação, ao conhecimento e, por outro lado, a falta de incentivos a pesquisa e a desmotivação do ser humano por fatores sócio-culturais fazem com que o perfil sócio-educacional seja traçado sem muitas perspectivas, desde a alfabetização até o pós-doutorado. A realidade brasileira no campo educacional é antagônica ao discurso governista, pois o número de analfabetos tecnológicos ainda é muito grande, o acesso a internet de banda larga é restrita a poucos pelos seus elevados custos.
            Em muitos casos a disponibilidade de tempo e dinheiro seria muito grande se o curso fosse totalmente presencial. Muitos não teriam condições de fazê-lo, pois teriam que optar entre trabalhar e estudar e, é claro, optariam pela primeira opção por um gesto de sobrevivência. Sendo a distância, há a possibilidade de manter o trabalho, organizar o tempo e dedicar-se aos estudos. Só que essas oportunidades são raríssimas no Brasil, onde a educação está em segundo plano e a oferta de cursos de especialização, à distância, com qualidade, é rara, pois em quantidade existem muitos.
É muito importante um curso a distancia ser em uma escola pública, como a Universidade Aberta, e ser subsidiado pelo governo, pois seria de alto custo para o nível salarial da maioria dos alunos, que com essa oportunidade, podem aperfeiçoar-se e terem uma formação continuada.  A educação, em qualquer nível, deve ser encarada como essencial sendo um direito de todos.
            Observa-se que o ato pela busca de conhecimento é ininterrupto e a assimilação se constrói pela experimentação. A formação continuada para muitos estava apenas no mundo das idéias. Pela falta de oportunidades nesse sentido, os sonhos se tornam pesadelos, os desafios se tornam dificuldades e a motivação inicial se torna uma frustração que a pessoa leva para a vida inteira.
            A educação a distância veio “encurtar” as distâncias das dificuldades inerentes ao processo da educação presencial possibilitando fazer o encontro da diversidade e de promover a universalização do aprendizado. Mesmo sofrendo certos preconceitos, a educação a distância está desbravando rincões, unindo diferenças, descobrindo talentos, e também, valorizando as experiências e necessidades de cada um para romper as dificuldades de aprendizagem.
            Apreender a aprender na EAD é um ato de exercício de disciplina e autonomia na busca pelo aprendizado utilizando uma ferramenta, muitas vezes, fria e impessoal, porém, a dedicação e a organização do tempo e, sobretudo, o querer fazer são molas propulsoras para se alcançar um objetivo.

Comentários

  1. Alessandre passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários Moderados.
Só serão publicados após aprovação do editor do blog.
Não serão publicados comentários de Anônimos, fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.

Postagens mais visitadas deste blog

Patrimônio Cultural Imaterial e Material

As vantagens do calçamento de pedras

Seu direito de IR e VIR é respeitado?