O Nascer

"No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.”
Gênesis 1 1-4

O processo da concepção é fantástico. A cada dia essa progressão se faz sob uma visão microscópica à velocidade natural de um desenvolvimento no tempo certo. Cabeça, tronco, membros se integram formando um todo regido por uma alma.

Assim acontece com tudo e todos. Na comunicação não é diferente. É necessária a ação do emissor com sua linguagem emitindo uma mensagem que o receptor decodificará para o seu entendimento e interagirá por meio de uma reação.

À medida que o homem vai se desenvolvendo, passando de seres primitivos a seres inteligentes, se aperfeiçoa também, a comunicação humana. A evolução da comunicação humana pode ser dividida em três momentos: o primeiro pelos símbolos, sinais e gestos; o segundo pela fala e o terceiro pela escrita e neste momento cada grupo social desenvolveu a linguagem por meio da padronização para a representação pictórica. Cada sociedade criou uma forma particular de escrita, mas foram os sumérios quem transformaram os sons em símbolos, ou seja, os caracteres passaram a representar sílabas, este foi o primeiro passo para a escrita fonética.

A partir daí entramos na era da impressão. Com a invenção de Gutenberg (Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg - Mogúncia, c. 1398 - 3 de Fevereiro de 1468 - foi um inventor e gráfico alemão) começou a revolução da imprensa, onde a informação pode ser levada aos mais distantes rincões.

Atualmente, a velocidade da informação deve seguir a velocidade do fato acontecido. Estamos na era da internet ou era virtual. A Internet é democrática e amplia a cidadania de seus usuários ao expandir o acesso direto à informação. É quase impossível vivermos sem este canal de informação e comunicação.

Em todas as circunstancias a informação (mensagem) levada ao leitor (receptor) tem que partir de fontes éticas (emissor) e compromissadas com a verdade, imparcialidade e ao contraditório. Assim sendo, agregará credibilidade ao órgão que checou e relatou o fato acontecido.

Nossa cidade conta com seu mais ilustre órgão de comunicação escrita o Jornal Observatório, que passou por todo um processo de concepção, com vários momentos de dificuldades e de alegrias e que agora passa pelo momento de desenvolver suas habilidades e conquistar seu espaço, levando ao leitor a verdade dos acontecimentos cotidianos de nossa cidade.

As dificuldades, que não são poucas, inclusive, por meio de críticas de pessoas que acreditam serem donas da verdade e que militam em órgãos de imprensa da cidade que querem centralizar as notícias e opiniões em seus pasquins esquecendo que no Brasil a imprensa, opiniões, ideias e pensamentos são livres - pena que em Araguari a imprensa não é totalmente independente, principalmente, das publicidades dos poderes públicos e políticos. Mas, todas as adversidades serão utilizadas como molas propulsoras para superar as etapas de desenvolvimento de todos os órgãos (editorias) que o compõem.

As alegrias refletem este momento onde se finda a primeira etapa vencida que foi a da concepção e a sua chegada a vida. Agora, o trabalho será árduo e comandado por uma cabeça (diretoria) que definirá ações inteligentes (alma) constantes para a manutenção da imparcialidade, independência, qualidade ética e do crescimento da credibilidade, por meio da ação profissional e moral dos seus membros (funcionários e colaboradores).

Desejo vida longa a este novo órgão da imprensa escrita que chega com uma alma em busca da evolução consciente, receptiva a críticas e a elogios que serão utilizados para o aperfeiçoamento da autocrítica, do desenvolvimento constante da responsabilidade social e do resgate da sustentabilidade da ética e moral jornalística de Araguari.

Alessandre Humberto de Campos
arquiteto e urbanista
especialista em reabilitação ambiental sustentável, arquitetônica e urbanística pela FAU/UnB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Moderados.
Só serão publicados após aprovação do editor do blog.
Não serão publicados comentários de Anônimos, fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.

Comentários