Pesquisar este blog

sábado, 25 de outubro de 2014

Brasil passa por uma crise moral

O mundo e, principalmente, o Brasil passa por uma crise moral.

Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. O termo tem origem no Latim “morales” cujo significado é “relativo aos costumes”.

Este foi o significado mais completo que obtive dentre tantos que se tem em dicionários ou em conceituações filosóficas.

Intrinsecamente, o ser humano possui princípios comportamentais que o conduz diante das relações sociais, sejam elas a honestidade, o respeito, a bondade e a virtude, porém esta última é meio camaleônica, ou seja, o indivíduo muda de opinião e de atitude segundo as circunstâncias e seus interesses.

No campo moral existe uma complementar chamada ética. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Neste sentido, a virtude está diretamente ligada a ética e impulsionada pela moral.

Quando se diz que o Brasil passa por uma crise moral é exatamente pelo motivo que esta sociedade Macunaímica perdeu a referência de caráter pela prática de atitudes consideradas normais arraigada pela falta de honestidade, respeito e bondade.

No meio de uma turbulência de graves denúncias no campo ético político considera-se "normal" o comportamento humano na desastrosa forma de lidar com os bens públicos. O ato de corrupção não é tão significativo na apreciação das qualidades morais de alguém que irá determinar os rumos de toda uma sociedade.

Esta "normalidade" na escolha de corruptos que atenderam de alguma forma "interesses" individuais ou coletivos pontuais está condicionada a formação cultural (valores que passam de geração a geração) imposta pela própria sociedade que ainda nos dias de hoje estão sob a regência da Lei de Gerson.

A falta de líderes nacionais com reflexos morais e éticos coloca nossa sociedade nos mais baixos níveis no campo do caráter e das virtudes e, assim, adota-se um comportamento condizente nas escolhas e nas ações cotidianas. Se o "líder" rouba, a sociedade saqueia.

Enfim, o Brasil passa por uma crise moral pelo motivo de seu povo passar por uma crise de identidade, falta de referências de caráter e virtude.

AHC/out/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Moderados.
Só serão publicados após aprovação do editor do blog.
Não serão publicados comentários de Anônimos, fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.

Comentários

+ VISTAS nos 7 dias