Desrespeito ao Patrimônio Tombado

Em 06/07/2009 - Esta foi a Manchete no Jornal Gazeta do Triangulo (JGT):

UNIPAC Araguari investe cerca de 2,5 milhões na construção de Biblioteca e novos Laboratórios

A Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC - iniciou uma nova etapa de investimentos no Campus Araguari. Trata-se da construção da nova Biblioteca e de onze (11) Laboratórios para os cursos da área da saúde.  A obra, situada entre o Complexo Administrativo principal e o Ginásio de Esportes, está projetada para 1.600 metros quadrados de edificação. 
(...)
Todas as ampliações e adaptações executadas no Campus IX-Araguari conservam as características originais do prédio principal, que é Tombado pelo patrimônio histórico. A construção, com belos traços da arquitetura de meados do século XX, tem recebido constantes reparos e investimentos da UNIPAC na sua preservação. (JGT)

Comentário:

O mais interessante é que a administração da UNIPAC sempre fez vistas grossas ao Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Araguari e ao próprio conjunto tombado que ela administra.

Para a Construção da Biblioteca houve, no entorno do bem tombado demolições sem autorização do Conselho e inicio de obra sem a aprovação dos projetos por parte deste mesmo Conselho. A Lei Municipal prevê que toda construção, reforma e /ou intervenção em bem tombado ou no seu entorno deve ser autorizada pelo Conselho.

Sendo assim, como Presidente do Conselho na época, fiz a denuncia da demolição não autorizada na Promotoria Estadual e esta após solicitação de vários documentos, ABRIU INQUÉRITO POLICIAL para apurar o caso, no qual já dei meu depoimento, na tarde de ontem (15/03).

Espero que a Lei seja cumprida e que a UNIPAC responda pelas suas arbitrariedades em nome de um progresso que busca apenas dilapidar o patrimônio arquitetônico, cultural e artístico do Complexo do Colégio Regina Pacis.

Portanto, fiz minha parte e estou com a consciência tranquila da responsabilidade que tive e tenho enquanto exerci a Presidência do Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Araguari, mesmo sofrendo várias pressões para fazer "vistas grossas" ao que acontece nesta área em Araguari.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Patrimônio Cultural Imaterial e Material

As vantagens do calçamento de pedras

Seu direito de IR e VIR é respeitado?