Desrespeito ao Patrimônio Tombado

Em 06/07/2009 - Esta foi a Manchete no Jornal Gazeta do Triangulo (JGT):

UNIPAC Araguari investe cerca de 2,5 milhões na construção de Biblioteca e novos Laboratórios

A Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC - iniciou uma nova etapa de investimentos no Campus Araguari. Trata-se da construção da nova Biblioteca e de onze (11) Laboratórios para os cursos da área da saúde.  A obra, situada entre o Complexo Administrativo principal e o Ginásio de Esportes, está projetada para 1.600 metros quadrados de edificação. 
(...)
Todas as ampliações e adaptações executadas no Campus IX-Araguari conservam as características originais do prédio principal, que é Tombado pelo patrimônio histórico. A construção, com belos traços da arquitetura de meados do século XX, tem recebido constantes reparos e investimentos da UNIPAC na sua preservação. (JGT)

Comentário:

O mais interessante é que a administração da UNIPAC sempre fez vistas grossas ao Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Araguari e ao próprio conjunto tombado que ela administra.

Para a Construção da Biblioteca houve, no entorno do bem tombado demolições sem autorização do Conselho e inicio de obra sem a aprovação dos projetos por parte deste mesmo Conselho. A Lei Municipal prevê que toda construção, reforma e /ou intervenção em bem tombado ou no seu entorno deve ser autorizada pelo Conselho.

Sendo assim, como Presidente do Conselho na época, fiz a denuncia da demolição não autorizada na Promotoria Estadual e esta após solicitação de vários documentos, ABRIU INQUÉRITO POLICIAL para apurar o caso, no qual já dei meu depoimento, na tarde de ontem (15/03).

Espero que a Lei seja cumprida e que a UNIPAC responda pelas suas arbitrariedades em nome de um progresso que busca apenas dilapidar o patrimônio arquitetônico, cultural e artístico do Complexo do Colégio Regina Pacis.

Portanto, fiz minha parte e estou com a consciência tranquila da responsabilidade que tive e tenho enquanto exerci a Presidência do Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Araguari, mesmo sofrendo várias pressões para fazer "vistas grossas" ao que acontece nesta área em Araguari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Moderados.
Só serão publicados após aprovação do editor do blog.
Não serão publicados comentários de Anônimos, fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.

Comentários