1 –
HISTÓRICO
1.1 - A ferrovia
O final do século XIX e início
do século XX trouxeram a Araguari novas possibilidades de expansão com a
chegada do transporte férreo. Araguari aos poucos foi despontando graças ao
crescimento populacional em virtude da instalação na cidade da Estação de
Passageiros da Cia. Mogiana de Estrada de Ferro em 15 de novembro de 1896.
O funcionamento da Cia.
Mogiana inspirou a abertura de caminhos pelos trilhos ao Estado de Goiás. A
linha férrea da Cia Mogiana tinha ponto terminal em Araguari e inicial em
Campinas – SP. Para fazer a ligação de São Paulo a Goiás criou-se, então, a
Estrada de Ferro Alto Tocantins, que seria a continuidade da estrada da Mogiana
até Goiás, tendo Araguari como ponto inicial e Goiânia terminal. Em 28 de março
de 1906 a estrada passou a se denominar Companhia Estrada de Ferro de Goyaz,
por meio do Decreto 5949/1906, in verbis:
“Artigo unico. Fica reconhecida, sob a denominação de Companhia Estrada de
Ferro de Goyaz, a antiga Companhia Estrada de Ferro Alto Tocantins, de que
trata o decreto n. 5349, de 18 de outubro de 1904, para os fins do contracto
celebrado nos termos desse mesmo decreto.”
Logomarca da Companhia Estrada de Ferro de Goyaz
Os trabalhos para a construção
da Estrada de Ferro de Goyaz iniciaram-se em 1906 no marco zero, na cidade de
Araguari, que se torna um entroncamento ferroviário. A partir daí estende-se a
ferrovia sentido Goiás passando pelo povoado de Amanhece e ali tem o início por
volta de 1910 a construção de uma pequena estação de passageiros e mercadorias,
que teve sua inauguração em 1913. A partir de 1920, em função de problemas de
caráter financeiro e administrativo, a Companhia Estrada de Ferro de Goyaz, obteve
concessão para explorar os serviços ferroviários no Triângulo Mineiro e em
Goiás. Com isso, sua administração foi transferida à União, que deu
continuidade as obras de construção da estrada de ferro até a cidade de
Goiânia, numa extensão de 480 quilômetros, passando por 30 estações,
destacando-se as de: Araguari, Amanhece,
Ararapira, Anhanguera, Goiandira (ponto de ligação com a Rede Mineira),
Ipameri, Roncador, Pires do Rio, Engenheiro Balduíno, Vianópolis, Leopoldo de
Bulhões, Anápolis e Goiânia.
Em 1926 inicia-se a construção
do prédio e sede da Estação da Goyaz em Araguari e em 2 de dezembro de 1928 ele
é inaugurado. Os três grandes engenheiros da Estrada de Ferro Goiás foram
Gaioso Neves, Luiz Schinoor e Bethout que construíram a sede, a estrada e as
pontes.
A ferrovia
interferia de várias maneiras por onde ela passava. O que era apenas um
povoado, com a chegada da ferrovia, trouxe também a chegada de várias famílias a
Amanhece e desenvolvimento o que culminou em 1923 a elevação de povoado a
Distrito na divisão administrativa e territorial de Araguary. O Distrito de
Amanhece foi criado pela Lei Estadual n° 843 de 07/09/1923.
O Cel.
Theodolino Pereira de Araújo, dono de terras em Amanhece, foi o idealizador da
alteração da rota rodoviária até o distrito, sendo efetivada em 1946 com um
percurso seguindo os trilhos da Estrada de Ferro de Goiaz - EFG, fazendo a
ligação com Araguari, surgindo assim, posteriormente, a rodovia MG 414. Neste
mesmo ano foi instalada energia elétrica no distrito por meio da Cia Prada de
Eletricidade e em 1950 instala-se uma agência da Empresa Brasileira de
Correios.
No passado, a ferrovia foi a
ligação entre São Paulo, Minas e Goiás. Trouxe pelos trilhos a pujança
econômica ao Município tornando-se o marco histórico de desenvolvimento
cultural, preservação e respeito as nossas raízes.
Infelizmente, este período de
pujança se vê ameaçado, pois em 1954, a sede da Estrada de Ferro de Goyaz foi
transferida para Goiânia, ficando Araguari com a 2º divisão. Neste processo
centenas de funcionários da empresa foram transferidos gerando transtorno na
economia do município. Inicia-se uma fase de decadência econômica e urbana do
Município, consequentemente, o Distrito de Amanhece sofre com essas mudanças.
A Estrada de Ferro de Goyaz
passa a ser controlada pela Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima – RFFSA
que foi criada mediante autorização da Lei nº 3.115, de 16 de março de 1957 com
o objetivo de consolidar 18 ferrovias regionais e gerir os interesses da União
no setor de transportes ferroviários.
Na
década de 1980 inicia-se a mudança de traçado da ferrovia, com isso as várias
estações foram sendo desativadas, entre elas a Estação “Marciano Santos”, do
distrito de Amanhece, com a retirada dos trilhos da antiga linha férrea.
Em 1986
a Prefeitura Municipal de Araguari adquiriu toda a área do terreno do pátio da
estação de Amanhece situado entre os km 14+832,00 ao km 15+274,00, conforme
consta na Matricula 18.501 do Cartório de Registro de Imóveis, onde funcionava
a Estação e a Casa do Chefe da Estação. Em 2004 este bem é tombado pelo Decreto
n° 017/2004.
1.2 - O Distrito de Amanhece
1.2.1 - Localização e Aspectos Geográficos
O Distrito de Amanhece/MG localiza-se ao norte do município de Araguari,
na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e ao oeste do Estado de
Minas Gerais nas referências de latitude de -18.5366701 e longitude de
-48.1897604.
Sua distância de Araguari/MG é de aproximadamente 18 Km e seu acesso é
obtido por meio da rodovia MG 414. O relevo predominante é a chapada e suas
altitudes variam de 840 a 950 metros com baixas declividades. Esse tipo de
relevo privilegiou a agropecuária, uma das principais mudanças humana das
paisagens do Distrito. Em toda sua extensão é possível apreciar as grandes e
pequenas monoculturas cafeeiras e de soja.
Mapa de
Localização da Estação “Marciano Santos” – Amanhece/MG. Fonte: Google Maps 2020
Grande parte de sua vegetação típica, o cerrado, já foi devastada
restando apenas resquícios em áreas de reserva legal e nos trechos de baixo
curso dos córregos, onde o relevo é mais dissecado.
Na área de 34 Km² da bacia do córrego Amanhece, são registradas
vertentes suaves com corredeiras em seu alto e médio curso. No baixo curso é
possível identificar a presença de corredeiras e vertentes íngremes, o que
contribui para reforçar a beleza cênica do local, composta de uma cachoeira. Além
disso, a mata galeria está presente ao longo de todo o curso do córrego, mesmo
nos trechos onde não se respeitou o limite de 30 metros determinado pela
legislação ambiental.
O relevo e as transformações que ocorrem no córrego, influenciam a visão
do lugar. Amanhece possui uma paisagem já bastante antropizada, porém não
perdeu sua vitalidade, ao contrário, ela mescla a atividade rural, a tranquilidade
da vida no campo e o contato com a natureza através dos vales dos córregos e da
espetacular vista da Serra da Bocaina. O clima varia entre duas estações
definidas, a seca e a chuvosa como em grande parte das localidades servidas
pela vegetação do cerrado.
1.2.2 - Sua História
A formação do povoado de Amanhece está interligado a história da cidade
de Araguari. No distante ano de 1824, já não havia terras desabitadas nos
arredores do antigo arraial do Brejo Alegre, que tornou-se cidade de Araguari
no ano de 1888. As fazendas foram os primeiros redutos populacionais da
localidade de Amanhece.
Entre o final do século XIX e início do XX, a instalação em Araguari do
transporte férreo, primeiro com a Cia. Mogiana de Estrada de Ferro e
posteriormente com a Estrada de Ferro de Goyaz, oportunizou a intensificação do
comércio regional, o que provocou ao município a migração e imigração, gerando
motivação econômica e intensificação do povoamento na zona urbana e rural.
Nesse contexto emerge o povoado de Amanhece, a partir da doação de
terras em 1911, por Diogo Veloso Naves. Nessa época havia estabelecido no local
o Sr. José Marques e família, católico fervoroso, sua religiosidade motivou-o a
trabalhar pela construção de uma capela em devoção a Nossa Senhora Aparecida.
Esse marco oportunizou num processo gradativo a ocupação territorial do povoado.
A dedicação de José, conhecido como “Zequinha”, o fez muito popular,
sendo-lhe atribuído popularmente o feito de fundador de Amanhece. A denominação
Amanhece surgiu de um fato peculiar, segundo consta, os padres que serviam à
Paróquia Matriz de Araguari, possuíam uma propriedade rural na região da
Bocaina, assim deslocavam-se até o povoado para ministrar os sacramentos. Como
saíam de madrugada e chegavam ao destino amanhecendo, surgiu daí a ideia do
nome.
No ano de 1913, a Estrada de Ferro de Goyaz, objetivando dinamizar o
serviço de transporte de mercadorias e passageiros, inaugurou uma pequena
estação na localidade de Amanhece (Foto 2).
A edificação simples e reduzida da empresa férrea, foi de grande
importância para o povoado, configurando-se em fator de atratividade e
comodidade. O estabelecimento de diversas famílias no lugarejo, consistiu em
franco desenvolvimento, oportunizando no ano de 1923, sua classificação como
novo Distrito na divisão administrativa de Araguari, por intermédio da Lei Estadual
n° 843 de 07 de setembro de 1923, in verbis:
“Art.
5° Ficam criados os seguintes distritos: (...)
II - de Amanhece, com
sede no arraial deste nome, no município de Araguari, com a seguinte divisa:
Começa na cabeceira de
ribeiro Macaúbas, descendo ao Rio Jordão; por este abaixo ao Paranaíba; por este
abaixo ao Ribeirão Araras; por este acima até “Poço Bonito” e deste em rumo à
cabeceira do Macaúbas, onde começou. (...)”
Os serviços básicos a população foram instalados gradativamente,
chegando a energia elétrica no ano de 1946 (pela Cia. Prada de Eletricidade) e
a agência da Empresa Brasileira de Correios em 1950, sendo que anteriormente,
as correspondências eram entregues na Estação.
Na década de 1980 a mudança do traçado da ferrovia desativou a antiga
estação e finalizou os trabalhos com a retirada dos trilhos. O prédio, antes
principal ponto de encontro, servindo ao trabalho e ao lazer da população, foi
destinado à Polícia Militar a partir de 1983 e as reformas implementadas pela
instituição, descaracterizaram em parte a arquitetura original, principalmente
com a retirada de portas, janelas, fechamento e abertura de vãos, emparedamento
interno, construção de uma cela e de uma garagem lateral.
Foto 1 – Estação de
Amanhece já descaracterizada, em 2007. Fonte: Blog Ponto de Vista de Antônio
Fernando Peron Erbetta (1942-2009).
1.3 - A
Estação “Marciano Santos” - Amanhece
Foto 2 – Estação de Amanhece
em 1983, arquitetura original.
Fonte: Acervo pessoal da
escritora Amariles Nascimento.
A estação de Amanhece está
localizada no antigo trecho da linha tronco km 15+020,00 da Estrada de Ferro de
Goyaz – EFG, desativada na década de 1980.
Arquitetonicamente possui um partido
retangular, com fachadas paralelas simétricas com modulação de vãos em arcos
singelos no requadro superior das aberturas de portas e janelas e linhas retas nas
demais linhas do requadro. Nas fachadas maiores as aberturas se davam por meio
de duas portas nas extremidades e uma janela central, ambas em madeira. Nas
fachadas menores, as aberturas se davam por meio de duas janelas em madeira
dispostas harmonicamente e equidistantes das extremidades e entre elas, além de
óculo acima de moldura em relevo em reboco com a identificação da estação na
inscrição “AMANHECE” escrita a tinta. Os
vãos de portas, janelas e óculos eram ornados com faixas em relevo em reboco.
Estruturalmente está sob platô
elevado com base em pedras secas em nível acima do terreno e duas rampas
laterais, pelas fachadas menores, que facilitavam os pedestres e o transporte
das mercadorias para o embarque. Na fachada frontal, o acesso era por escadas.
Na plataforma de embarque aos vagões, mantinha-se a diferença de nível. As
paredes em tijolos cerâmicos maciços são estruturais em conjunto com colunas em
madeira que recebem a carga do telhado em duas águas em grade de madeira e
fechamento em telhas do tipo “Francesa”.
Internamente, possuía espaço para
sala do agente, bilheteria, bar e salão de espera. As paredes em alvenaria
tinham revestimento em reboco e pintura. Os forros internos eram em madeira no
estilo saia e camisa (saia e blusa). O
piso era em cimento liso (tipo cimento queimado).
Em frente à Estação havia um grande
largo onde ficavam estocadas, esperando embarque, mercadorias como madeira e
gado. Como o distrito era importante fornecedor de madeiras o embarque das
mesmas era facilitado pelas rampas ao lado do prédio.
As locomotivas eram a vapor, eram
chamadas de “Maria Fumaça”. Uma das atividades econômicas do distrito era o
fornecimento de lenha para abastecer as caldeiras das máquinas, madeira essa
retirada do cerrado, colocada em depósito em frente ao prédio da estação e
vendida aos metros para a “Goias”, assim chamada, a empresa ferroviária, por
todos moradores.
A estação de Amanhece foi inaugurada
em 24 de fevereiro de 1913, sendo a primeira estação rural no trecho Araguari/Goiânia,
tornando um núcleo de atividades e movimento ao pequeno povoado, onde a
história, o progresso, o declínio, necessariamente se confunde com a da
ferrovia.
por Alessandre H. de Campos
arquiteto e urbanista
Referencias Bibliográficas
PEIXOTO, Juscélia Abadia. VIEIRA, Aparecida d Glória Campos. Araguari e sua História. Goiânia - Go. Kelps, 2013.
Portal Câmara dos Deputados. Brasília. DF. Coleção de Leis do Brasil. Anos Diversos.
Assembleia Legislativa, Legislação Mineira.
Blog Ponto de Vista. Antônio Peron Erbetta.