Cidades doentes

O urbanismo como ciência sempre defendeu cidades mais enxutas, com número de habitantes baixo, com espaços de moradia, trabalho/estudo, convivência/lazer, comércio/indústria/serviços, todos integrados ambiental e culturalmente, com o mínimo possível de deslocamentos individuais motorizados e o máximo possível de mobilidade com deslocamentos curtos, sobretudo por meio de deslocamentos a pé ou por transportes não poluentes.

Uma coisa é a ciência, os estudos urbanos, outra coisa foi como os leigos da política criaram as oportunidades do uso e ocupação do solo urbano e que são adotadas atualmente.

Em 2011 escrevi um post neste blog com o título "Uma Cidade Doente"  e atualmente deparamos com a incapacidade das ações políticas não darem conta de conter as várias doenças (e os modos de transmissão ou contágio)  inerentes a falta de planejamento urbano e, sobretudo, da própria configuração arquitetônica das edificações.

A Terra está em constante transformação, as cidades deverão, também, compulsoriamente, passarem por transformações, agora, técnicas e não mais políticas com cunho eleitoreiros.

A atual situação mundial, com a pandemia  COVID-19, está mostrando que politicagem não é solução, ciência e política técnica tem a solução em todos os setores de sua influência.

por Alessandre H. Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Moderados.
Só serão publicados após aprovação do editor do blog.
Não serão publicados comentários de Anônimos, fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.

Comentários