E agora... 2010 é pra valer

O ano de 2010 pelo calendário solar iniciou-se em 1° de janeiro. Certo? Pelo ponto de vista lógico, está certo, porém pelo ponto de vista prático, o ano de 2010 inicia-se após a quarta-feira de cinzas.
Na verdade, tudo isso não passa de formalidade da cultura ocidental. A vida continua e a rotina é sempre a mesma. Mas, por 48 dias, nos deixamos ser levados pela inércia para não encararmos os problemas, as obrigações, os compromissos e tudo mais, como eles são realmente.
Agora é hora de colocar os pés no chão e partir para a luta. A luta do cotidiano. Enfrentar o maior dos inimigos dessa guerra: nós mesmos. Agora é pra valer e não tem desculpas. O período far-niente chegou ao fim. Isso para muitos é um terror: encarar as próprias responsabilidades.
O enfrentamento de nós mesmos é necessário para se combater os nossos atos instintivos, animalescos e hostis. Ao contrário dessas mazelas, busca-se se transformar em um ser mais sensível e obter melhores condições de vida para si mesmo, para seus semelhantes e todos integrados ao meio ambiente, com qualidade de vida e qualidade de vida ambiental.
Vivemos no século XXI, onde a descoberta científica e os avanços tecnológicos vão a passos largos, porém a descoberta de si mesmo ainda tange ao estado primitivo do ser.
Não se luta mais contra feras e não se protege mais em cavernas contra elas. Nós somos as próprias feras e as cavernas obscuras para serem desvendadas estão dentro de nós mesmos.
Esse encontro entre a utopia e a realidade gera insegurança e medo de encarar a si mesmo e de se ter a consciência que uma mudança, não de calendário, mas de atitude, é o meio para se avançar e progredir. Suas experiências diárias, sua forma de agir e pensar, são as diretrizes para o seu Plano Diretor de Desenvolvimento Humano.
Liberte-se das amarras e do cárcere interior que o entorpeceu durante toda sua vida. Transforme-se pelo esforço e valor moral. Saia dessa rotina lamentável de ano após ano com as mesmas tendências, reclamações, práticas e submissão de si mesmo.
É chegada a hora de buscar um novo encontro consigo. De encarar você de frente com coragem e ânimo. Substituindo aquilo que te prejudica, corrigindo inclinações ruins, criando condições favoráveis para o desfrute de virtudes que estão ao seu alcance a partir de agora.
Você é o dono do seu calendário. Faça dos seus dias, dos anos da sua vida, verdadeiros pontos de encontro com a sua felicidade, distribuindo-a entre todos aqueles que estão a sua volta e sentirá que a rotina cotidiana é apenas uma formalidade organizada de uma sociedade.
Faça o seu hoje diferente!
Viva 2010...!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Patrimônio Cultural Imaterial e Material

As vantagens do calçamento de pedras

Crescimento x Desenvolvimento