Estação da Stevenson

Construída na zona rural na região do Fundão e inaugurada em 1927 a Estação da Stevenson compreende o prédio da Estação, a Casa de Turma e a Casa do Funcionário, formando um conjunto ferroviário importante por onde passava todo o movimento de passageiros e cargas e servia de ponto de encontro da população que residia na redondeza, ou seja, é um marco de desenvolvimento econômico, social e cultural.

O trecho entre Uberlândia e Araguari possuía 06 (seis) postos de abastecimento: Posto do Jiló, Estação de Sobradinho, Margem do Rio Araguari, Posto do Preá, Estação da Stevenson, Posto do Angá e o ponto final era a Estação Mogiana em Araguari (demolida nos anos de 1970 no governo de Fausto Fernandes de Melo para a construção da Av. Batalhão Mauá).Veja em comentários análise importante sobre este parágrafo.

A Prefeitura tem até 30 de julho* para apresentar o orçamento final a Caixa Econômica Federal, referente ao projeto de Restauração. Se perder este prazo, os quase R$ 600mil retornará ao Ministério do Turismo e  um ponto final será colocado nesta novela que já dura quase meia década. 

Com as obras de duplicação da BR 050,  pela falta de manutenção pelo proprietário (Prefeitura Municipal de Araguari), pelo uso do seu espaço por andarilhos que acendem fogo no seu interior para passarem a noite e, principalmente, pelo descaso com a memória cultural e ferroviária de Araguari, o prédio, já em ruinas e estruturalmente comprometido, tende a ser "tombado" literalmente.

A não restauração deste prédio, que está estrategicamente localizado, demonstra a falta de percepção empreendedora dos governos do passado e do presente. Enquanto no Brasil se discute a reativação da malha ferroviária, para fins, também, culturais, Araguari descarta a possibilidade de investimentos entre o Palácio dos Ferroviários e a Estação da Stevenson, bem como a ligação entre o Palácio dos Ferroviários e a Estação de Amanhece numa rota para o trem turístico, resgatando a memória da  Estrada de Ferro Mogiana e Estrada de Ferro Goiás; como já é feito em diversas cidades  do país como: Campinas(SP), Jaguariúna (SP), Ouro Preto (MG), Mariana (MG), Curitiba (PR), Paranaguá (PR), Bento Gonçalves (RS), Carlos Barbosa (RS), Santo André (SP), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) .

Para muitos isso é utopia. O trem bala, também, para o Brasil era utopia, hoje é realidade. Utopia foi o brasileiro acreditar que a a seleção brasileira seria hexacampeã na Copa de 2010. Dinheiro tem, a Maria Fumaça, o vagão dormitório, o vagão de passageiros e o vagão restaurante, também temos, o que falta é vontade política e um mínimo de conhecimento cultural para dinamizar este projeto.

Araguari ao longo dos anos se tornou uma cidade dormitório - os moradores trabalhavam, faziam suas compras e se divertiam em Uberlândia e dormiam em Araguari - hoje se tornou uma cidade de passagem - rota de acesso a Caldas Novas (GO) - isso devido a falta de uma política de fomento ao turismo, principalmente, o cultural e ambiental, bem como, o turismo empresarial.

Araguari precisa criar o seu próprio modelo de sustentabilidade. O turismo é um destes instrumentos de sustentabilidade econômica e social. A população de Araguari tem que deixar de se contentar com o pouco e exigir de seus representantes ações mais ativas no sentido de dotar nossa cidade de uma estrutura que nos permita desfrutar de mais qualidade de vida num somatório de ações políticas voltadas a potencialização dos nossos recursos naturais, culturais, sociais e econômicos, desfazendo da idéia simplista e simplória de que apenas e somente, por exemplo,  o asfalto em ruas já pavimentadas com pedras irá trazer mais segurança ao trânsito ou irá  fomentar o desenvolvimento urbano de nossa cidade.

* Obs: Em 20/07/10 nos chega a informação que o Ministério do Turismo prorrogou o prazo para mais alguns meses, ou seja, finda-se em Dezembro de 2010 o prazo para início da restauração da Estação da Stevenson.

4 comentários:

  1. Acho engraçado a fúria com que nossos governantes usam pra abrir ruas sobre leitos ferroviários tombados e cobrir ruas de pedras com asfalto. Mas pra fazer coisa que preste, aí a conversa é outra.
    30 de julho é o prazo?

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  2. Restaurar estações na proximidade do perímetro urbano acho razoável e válido, desde que se utilize pra alguma finalidade, mas no meio rural passa a ser duvidoso a utilização devida.

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  3. Aristeu, em Uberlândia existem vários hotéis-fazenda que lotam nos finais de semana. E são no meio do "nada". Em Uberlândia existem vários restaurantes "sertanejos", que vivem lotados sem nenhuma publicidade. E são no meio rural. Um tem até passeio de barco, não dá conta da demanda.
    O projeto da Stevenson Velha, muito bem feito, prevê um centro de informações turísticas e um restaurante. Justamente ao lado de uma das rodovias mais movimentadas da nossa região. Justamente no único retorno entre Uberlândia e Araguari. As viabilidades não são tão simplesmente definidas só por serem urbanas ou rurais. Tem tanta coisa urbana que tem uso duvidoso. Aqui em Araguari mesmo tem uma tal de Câmara Municipal que gasta um dinheirão danado e não vejo ninguém reclamar de viabilidade.

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  4. Nada melhor que uma pessoa que vivenciou a História para nos ajudar a escrever esta mesma História. O amigo Aloisio Nunes de Faria nos enviou um e-mail com o seguinte texto:

    "Na minha época de viajar entre Araguari e Uberlândia (bota tempo nisto, de 1958 a 1969), havia apenas cinco postos no trecho entre as duas cidades:

    Angá, Stevenson, Preá (bem à margem do rio Araguari onde eu e meu pai íamos pescar, quase todos os fins de semana) e, do lado de Uberlândia, Sobradinho e Jiló (localizado onde hoje a poucos metros fica o trevo do anel viário). Esse tal posto "Margem do Rio Araguari" não existia ou nunca existiu.

    Parabéns pela postagem "Estação de Stevenson". Ela reflete exatamente o que vivenciamos nos dias de hoje e se torna um alerta para os nossos gestores."

    ALOISIO NUNES DE FARIA
    www.portaldearaguari.blogspot.com

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