Vereador

#Candidato

Parece que candidatos a vereador em qualquer lugar não tem muito clara suas #atribuições caso forem eleitos, tendo em vista a confusão que causam diante de suas #promessas em busca de votos.

Não é #função de vereador - e assim os candidatos não devem - ludibriar eleitores com promessas que não tem poderes para cumprir e/ou realizar, tais como: obras, resolver problemas da saúde, da educação, do esporte, da cultura, do lazer, do asfalto, do meio ambiente, do trânsito, dos loteamentos e casas populares, etc.

Os vereadores, além de representantes do povo no poder legislativo, são eleitos para cuidar do bem e dos negócios do povo em relação à administração pública (poder executivo) por meio de requerimentos, das leis necessárias para esse objetivo, sem, contudo, ter #nenhum poder de execução administrativa.

Os Vereadores têm quatro #funções principais:

Função Legislativa: consiste em #elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e #votar os projetos que serão transformados em Leis, buscando organizar a vida da comunidade.

Função Fiscalizadora: o Vereador tem o poder e o dever de #fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações.

Função de Assessoramento ao Executivo: esta função é aplicada às atividades parlamentares de #apoio e de discussão das #políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual (poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).

Função Julgadora: a Câmara tem a função de #apreciação das contas públicas dos administradores e da #apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores.

Vereador não tem que #ganhar salários astronômicos, pois não tem função assistencialista, tais como: doações de dentaduras, cestas básicas, kits esportivos, etc.

Vereador não é profissão, mas uma função pública por tempo #determinado, assim, vereador deve ter profissão pra se manter, conhecimentos da legislação vigente pra saber seus limites, formação em alguma área técnica profissional para ter #condições de contribuir com a melhoria das condições da cidade e da população (um gari entende muito sobre cuidados com meio ambiente e pode contribuir muito nessa área) e, sobretudo, entender que #não são #vitalícios nessa função.

Além disso, o postulante a função deve comprovar #reputação ilibada, certidão negativa de antecendentes criminais, #certidão negativa de cassação, condenação geral e por improbidade administrativa, saber trabalhar em equipe sem ser autoritário e ter uma conduta #moral que o conduz pelo caminho livre de negociatas, carteiradas, subornos, vantagens, corrupção, vícios e enriquecimento ilícito.

Assim, os que se apresentarem como candidatos a função de vereador, devem enquadrar nessas características essenciais para sobrar um para receber um voto de confiança.

Fonte: Justiça Eleitoral
por Alessandre H. Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Moderados.
Só serão publicados após aprovação do editor do blog.
Não serão publicados comentários de Anônimos, fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.

Comentários