Pinceladas IV

HOMENAGEM

O meu reconhecimento da semana vai para o funcionalismo público municipal de Araguari. Àqueles que verdadeiramente trabalham em prol da coletividade e exercem seu oficio de maneira digna, ética e dentro dos padrões da moral, transparência e da legalidade.

EDUCAÇÃO

Nos dias 27 e 28 de maio último estive participando da III Jornada de Práticas Escolares na UNIPAC/Araguari, ministrando a oficina “ECOALFABETIZAÇÃO: um modelo de vida sustentável” para alunos dos diversos períodos dos cursos de letras e pedagogia e, neste momento, quero agradecer o convite feito pelas professoras Maria Virginia Dias de Ávila Sousa e Dalva Brandão, bem como, a participação dos alunos e, ressaltar que a experiência foi gratificante e o resultado superou as expectativas.

ECOALFABETIZAÇÃO

Ser ecologicamente alfabetizado, ou ecoalfabetizado, significa compreender os princípios básicos de organização das comunidades ecológicas (isto é, ecossistemas) e ser capaz de incluí-los na vida diária das comunidades humanas. Essa mudança de atitude começa deste cedo, no inicio da formação do ser humano, para que, na próxima década tenhamos homens e mulheres pensando diferente a preservação do nosso planeta, bem como, a manutenção da vida. Neste sentido, cada um em sua parte contribuirá ao todo e os futuros professores terão papel importante na reformulação da educação, inserindo neste cenário os princípios da sustentabilidade permacultural.

PERMACULTURA

É o instrumento básico a ser utilizado no planejamento das mudanças na educação tradicional para a implantação da educação baseada no ecoaprendizado. É o nome de um método de design e de trabalho em ambientes habitados pelo homem, que visa à melhoria da interação entre os diversos fatores orgânicos e inorgânicos da paisagem. A palavra vem da junção de duas outras: Permanente e Cultura. Sendo a cultura também um conjunto de hábitos, a Permacultura sugere novos hábitos em relação ao meio ambiente e às pessoas, novas atitudes que permitirão aos seres humanos permanecerem mais harmoniosamente no planeta.

REFLEXÃO

“Uma árvore sem raízes, o caule sozinho não consegue produzir frutos”.

[Sabedoria popular]

CARA DE PAU

Em muitos casos, nem a psicologia ou a psiquiatria tem explicação para certas tendências de alguns. Usam da mentira como se verdade fosse para justificar a sua incompetência. Acham que sabem tudo e não sabem à hora de serem autênticos. Pessoas que se dizem ser o que não são apenas para justificarem certa posição social no meio que exerce suas atividades. Inventam mentiras a respeito de terceiros e agem como se nada tivesse acontecido. Depois de tantas canalhices o indivíduo ainda te cumprimenta e te chama de amigo. Ou esse indivíduo é cara de pau ou é doente mesmo. Essa doença é crônica e precisa que pessoas mais próximas ajudem este ser a procurar tratamento médico antes que o caso passe a uma esquizofrenia. É TRISTE VER A DECADÊNCIA DO SER HUMANO AO SE RIDICULARIZAR PARA NUTRIR SUAS VAIDADES.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Patrimônio Cultural Imaterial e Material

As vantagens do calçamento de pedras

Crescimento x Desenvolvimento