Pinceladas IV

HOMENAGEM

O meu reconhecimento da semana vai para o funcionalismo público municipal de Araguari. Àqueles que verdadeiramente trabalham em prol da coletividade e exercem seu oficio de maneira digna, ética e dentro dos padrões da moral, transparência e da legalidade.

EDUCAÇÃO

Nos dias 27 e 28 de maio último estive participando da III Jornada de Práticas Escolares na UNIPAC/Araguari, ministrando a oficina “ECOALFABETIZAÇÃO: um modelo de vida sustentável” para alunos dos diversos períodos dos cursos de letras e pedagogia e, neste momento, quero agradecer o convite feito pelas professoras Maria Virginia Dias de Ávila Sousa e Dalva Brandão, bem como, a participação dos alunos e, ressaltar que a experiência foi gratificante e o resultado superou as expectativas.

ECOALFABETIZAÇÃO

Ser ecologicamente alfabetizado, ou ecoalfabetizado, significa compreender os princípios básicos de organização das comunidades ecológicas (isto é, ecossistemas) e ser capaz de incluí-los na vida diária das comunidades humanas. Essa mudança de atitude começa deste cedo, no inicio da formação do ser humano, para que, na próxima década tenhamos homens e mulheres pensando diferente a preservação do nosso planeta, bem como, a manutenção da vida. Neste sentido, cada um em sua parte contribuirá ao todo e os futuros professores terão papel importante na reformulação da educação, inserindo neste cenário os princípios da sustentabilidade permacultural.

PERMACULTURA

É o instrumento básico a ser utilizado no planejamento das mudanças na educação tradicional para a implantação da educação baseada no ecoaprendizado. É o nome de um método de design e de trabalho em ambientes habitados pelo homem, que visa à melhoria da interação entre os diversos fatores orgânicos e inorgânicos da paisagem. A palavra vem da junção de duas outras: Permanente e Cultura. Sendo a cultura também um conjunto de hábitos, a Permacultura sugere novos hábitos em relação ao meio ambiente e às pessoas, novas atitudes que permitirão aos seres humanos permanecerem mais harmoniosamente no planeta.

REFLEXÃO

“Uma árvore sem raízes, o caule sozinho não consegue produzir frutos”.

[Sabedoria popular]

CARA DE PAU

Em muitos casos, nem a psicologia ou a psiquiatria tem explicação para certas tendências de alguns. Usam da mentira como se verdade fosse para justificar a sua incompetência. Acham que sabem tudo e não sabem à hora de serem autênticos. Pessoas que se dizem ser o que não são apenas para justificarem certa posição social no meio que exerce suas atividades. Inventam mentiras a respeito de terceiros e agem como se nada tivesse acontecido. Depois de tantas canalhices o indivíduo ainda te cumprimenta e te chama de amigo. Ou esse indivíduo é cara de pau ou é doente mesmo. Essa doença é crônica e precisa que pessoas mais próximas ajudem este ser a procurar tratamento médico antes que o caso passe a uma esquizofrenia. É TRISTE VER A DECADÊNCIA DO SER HUMANO AO SE RIDICULARIZAR PARA NUTRIR SUAS VAIDADES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Moderados.
Só serão publicados após aprovação do editor do blog.
Não serão publicados comentários de Anônimos, fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.

Comentários