Casa Colonial

Araguari, realmente, não é uma cidade histórica. Mas, nossos exemplares de patrimônio cultural são de causar inveja em muita gente...

Temos o nosso ícone principal, o Palácio dos Ferroviários - um dos mais belos prédios históricos do Triângulo Mineiro que acabara de vencer o concurso o “Melhor de Minas”, promovido pela Rede Integração.

Outro exemplar que merece a nossa admiração e valorização é a Casa Colonial da Pç do Rosário. Esta casa remonta do final do século XIX. Uma casa que foi do espólio de Etelvino Rodrigues de Souza e hoje pertence a família de Sinésio Peixoto de Mello, que realiza uma obra de revitalização e restauração mantendo viva a memória e as características de um tempo, impressas em cada um de seus ambientes.

De acordo com declarações dos proprietários, o principal motivo que os levaram a preservação da casa, foi pelo resgate das lembranças de infância do Sr. Sinésio, pelos laços de amizade e parentesco entre as famílias dele e do Sr. Etelvino.

Este resgate de um tempo em que tudo ocorria em outro ritmo é o resgate do relacionamento humano, do afeto e da religiosidade vivenciada, ou seja, é o resgate de nossa cultura. O valor imaterial desta casa é imensurável, pois estão agregadas a ele as tradições, as vivências, as lembranças, os sentimentos e, sobretudo, os sonhos.

Este é o resultado de que preservar a nossa cultura é estar investindo no desenvolvimento de nossa cidade e compartilhando os mais belos sonhos que não fazem mais parte de um único indivíduo, mas sim de toda a sociedade e, por este motivo, a Casa Colonial se transforma, também, em Patrimônio Cultural de Araguari.

O nosso reconhecimento a família do Sr. Sinésio Peixoto de Mello pela iniciativa de preservar este exemplar da arquitetura barroca e colonial de Minas Gerais e, sobretudo, um exemplar da cultura de Araguari.

Assista, também ao vídeo sobre a Casa.

Um comentário:

  1. Dr. Alessandre, que coisa linda recordar coisas de nossa terra natal.
    Isso pude fazer através de seu blog e o do Dr. Peron, a quem muito estimamos.
    Sou araguarina que ama Araguari e, quando dizem e mostram belezas daí, fico imensamente feliz!
    Muito grata e Deus lhe dê um Feliz Natal e Própero Ano Novo, votos extensivos a todos que lhe são caros
    Marly Teresa de Paiva Montes

    ResponderExcluir

Comentários Moderados.
Só serão publicados após aprovação do editor do blog.
Não serão publicados comentários de Anônimos, fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.

Comentários