Prego Enferrujado

Um Prego Enferrujado pode servir para duas coisas:

A primeira: um objeto obsoleto que não tem mais finalidade, a não ser, de transmitir a doença de tétano.

A segunda: um objeto com as marcas do passado, marcas vivas de sua história corroidas pelo tempo, mas, presente como sustentáculo de nosso futuro.

Fazendo uma analogia com o ser humano, destaco:

Uma pessoa sem marcas, sem identidade, sem história, sem rugas (escondidas pela vaidade) que renega sua origem, só nos transmite doenças, principalmente, as morais e, são pessoas "enferrujadas" psiciologicamente.

Uma pessoa que respeita seu passado, valoriza e vê a história da cidade que ela vive confundida com a sua própria, só nos transmite paz, conhecimento e alta-estima, pois ela respeita a si mesma.

Portanto, quero ser um "prego enferrujado" de alma pura e que as marcas do tempo no meu corpo se tornem a "ferrugem" que apenas desgastou a matéria que me sustenta, mas o meu interior esteja intacto - como o aço que mantém viva a alma do "Prego enferrujado" - para que eu possa, no futuro, poder ter história e conhecimento para passar as futuras gerações, como o "Prego Enferrujado" me ensinou a amar e respeitar a Estrada de Ferro e sua pujança cultural.

Um comentário:

  1. Caro Dr. Alessandre,
    Tivemos a honra de sermos distinguidos com o Troféu "Prego Enferrujado".
    É maravilhoso e reconfortante vê-lo embelezando nossa sala de visitas garbosamente, mostrando que por 80 anos, segurou os trilhos da plataforma central da Estação da Estrada de Ferro Goiás, hoje Palácio dos Ferroviários.
    Foram 80 anos segurando os trilhos para o transporte do progresso para Araguari, Goiás, e norte do País.
    Ele tem uma história maravilhosa, e, poucos tiveram a oportunidade de recebê-lo.
    Muito obrigado
    Peron Erbetta

    ResponderExcluir

Comentários Moderados.
Só serão publicados após aprovação do editor do blog.
Não serão publicados comentários de Anônimos, fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.

Comentários