Causo de mineiro


Dispois disso,

Uai  cumpade, asdispois  qui  a  tar  de panela  storô,   incontrei  vancê   andano   feito   boisemrumo,   tarqui   nem   assombração vagano, vagano pelastapera e preguntano: Doncontô,  proncovô?
Eradedádó. Foentão qui chamei Nha Tonha prabenzêocê. Cruzcredi, cêtavaruinho de cabeça. Deu um trabaião danado. Mas curô.
Vortano pracasa vancê juntou ummoioderepoio, pego o facão, botou o moioderepoionojueioprapicá. Pegou a cebola do girar, descascou uma e ponhô dentiaio. Asdispois garrô um frangãodopéamarelo torceu o pescoço do bicho, depenou o cuitado, abriu, tirou as pascoelas, limpô e sargô. Antocêpegô farinha de macaxeira, torrô na frigidera com miúdo do frangãodopéamarelo e fez a farofa. Socô a farofa nobucho dobicho e botou o baita no forno de lenha praassá.
Pegôacadifosfo pra acendê o forno, soprou os graveto e a labareda acendeu de pressinha. 
Uma hora dispois ocê foi pedi um prato de comida na casa de Nhá Tonha porque o frangãodopéamarelo virou carvão preto. Só ansim vancê consegui armoçar.
Ce ta veno, homi, não precisa de receita de midipipoca nem um kidecarne pra fazê uma comida, basta morá perto da casa da Nhá Tonha.


Notro dia...

O mineirin cordô cêdo, ispriguíçô, lavô as mão na gamela, limpô uzói, sinxugô, tomô café, pegô a inxada, sivirô pra muié, I falô:
- Muiééé, tô inoprotrabaio.
Quano q’êle saiu da casa, ao invêiz dií prá roça, ele subiu num pé di manga I ficô iscundidim.
De repente, pareceu um negão e foi inté upé di manga I nem si percebeu q’o mineirin tava lá inrriba.
Pegô u’a manga…chupô, pegôta, I mais ôta…, I a muié du mineirin chegô na janela e gritô:
- Póvim, ele já foi!
I o negão largô as manga I sinfurnô dendacasa du mineirin.
O mineirin, danado de réiva, desceu da árvre, pegô um facão e intrô na casa xeidi razão.
Quandele abriu a porta ele viu o negão chupano as teta da muié, intonsi levantô u facão e falô:
- Vai morrêêêêê negão!!!
E num é cunegão puxô um treis oitão da cintura, I pontô pro mineirin falano:
- Por que eu vou morrer?
E o mineirin:
- Uai…. cê chupô trêis manga e agora tá mamando leite.
(Sinhô du Bão Jisuis…)
Assim tu vai morrê, manga cum leite faiz mar, uai!!!

ATESTADO DE ÓBITO DE ARAGUARI

Araguari nasceu por volta de 1872, mas, como naquele tempo os pais deixavam para registrar os filhos tardiamente, foi registrada em 1888. Isso fazia parte da cultura dos antepassados. Filha de um coronel com uma escrava trilhou por caminhos de muita luta. Herdou de seu pai uma grande gleba entre os Rios Paranaíba e Araguari (nomes atuais) e ali criou sua família. Teve 4 filhos: Amanhece, Piracaíba, Florestina e Contenda.

Mas, infelizmente, após 122 anos de existência veio a falecer conforme o atestado de óbito abaixo:

            “Certifico que sob n° 122, folha 03, livro 2010 de registro de óbito, encontra-se o assento da Sra. Araguari Minas Gerais. O falecimento ocorre após todo pôr-do-sol, em sua residência sede.
            A “causa mortis” é constatada como: SOTERRAMENTO POR ESCOMBROS DO SEU PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL em conseqüência da destruição dos relevantes bens históricos, arquitetônicos, paisagísticos e, principalmente, pela desvalorização de seus bens imateriais.
            Declaro para os devidos fins, que a vítima tombou-se em pleno estado de miséria, deixando seus descendentes suplicando sua ajuda para sobreviverem com o mínimo de dignidade, bem como, sua contribuição para o resgate da identidade cultural que ainda resta neste lugar.

O referido é verdade e tenho fé que essa realidade mude.

Rerigueri, dia de hoje, mês das mudanças, ano da transformação pela consciência cultural”.

            Durante sua vida, a Sra. Araguari nos ensinou que ela não precisou ser comparada a nenhuma outra, que possuía uma identidade própria e mesmo não tendo sua história reconhecida, deixa seu legado no inconsciente coletivo e se torna:
Infinita como o AR;
Sublime como a ÁGUA e
Agradável como um sorRIso.

Conferência Regional de Políticas Urbanas

O Movimento Cidade Futura, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão,Cultura e Assuntos Estudantis - PROEX/UFU e a Central de Movimentos Populares - CMP, promoveram a Conferência Regional de Políticas Urbanas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, hoje (23/02), das 08 às 18 horas, no anfiteatro da Biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Várias cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, tais como, Araguari, Araporã, Sacramento, Uberaba e Uberlândia enviaram representantes a Conferência Regional. 

 

Araguari foi representada, na formação da mesa de abertura da Conferência, pelo arquiteto e urbanista Alessandre Humberto de Campos (o primeiro da esquerda para a direita - foto) , funcionário da Secretaria Municipal de Planejamento. Na sequência da foto os representantes da AMVAP, de Araporã,  de Sacramento,  de Uberlândia, do Instituto Cidade Futura,  da UFU e de Uberaba.

A Conferência Regional promoveu a discussão de um conjunto de diretrizes para a gestão democrática e a sustentabilidade de nossas cidades que serão discutidas, também, na Conferência Estadual das Cidades que será realizada nos próximos dias 26 a 28/02 em Belo Horizonte/MG, onde serão escolhidas propostas para serem discutidas na 4ª Conferência Nacional das Cidades que ocorrerá de 24 a 28 de maio de 2010, em Brasília, com o lema “CIDADE PARA TODOS E TODAS COM GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA E CONTROLE SOCIAL”. Esta conferência dá prosseguimento a um processo iniciado em 2003, ano em que foi realizada a 1ª Conferência Nacional das Cidades e criado o Conselho das Cidades.



Participantes da Conferência Regional de Políticas Urbanas

E agora... 2010 é pra valer

O ano de 2010 pelo calendário solar iniciou-se em 1° de janeiro. Certo? Pelo ponto de vista lógico, está certo, porém pelo ponto de vista prático, o ano de 2010 inicia-se após a quarta-feira de cinzas.
Na verdade, tudo isso não passa de formalidade da cultura ocidental. A vida continua e a rotina é sempre a mesma. Mas, por 48 dias, nos deixamos ser levados pela inércia para não encararmos os problemas, as obrigações, os compromissos e tudo mais, como eles são realmente.
Agora é hora de colocar os pés no chão e partir para a luta. A luta do cotidiano. Enfrentar o maior dos inimigos dessa guerra: nós mesmos. Agora é pra valer e não tem desculpas. O período far-niente chegou ao fim. Isso para muitos é um terror: encarar as próprias responsabilidades.
O enfrentamento de nós mesmos é necessário para se combater os nossos atos instintivos, animalescos e hostis. Ao contrário dessas mazelas, busca-se se transformar em um ser mais sensível e obter melhores condições de vida para si mesmo, para seus semelhantes e todos integrados ao meio ambiente, com qualidade de vida e qualidade de vida ambiental.
Vivemos no século XXI, onde a descoberta científica e os avanços tecnológicos vão a passos largos, porém a descoberta de si mesmo ainda tange ao estado primitivo do ser.
Não se luta mais contra feras e não se protege mais em cavernas contra elas. Nós somos as próprias feras e as cavernas obscuras para serem desvendadas estão dentro de nós mesmos.
Esse encontro entre a utopia e a realidade gera insegurança e medo de encarar a si mesmo e de se ter a consciência que uma mudança, não de calendário, mas de atitude, é o meio para se avançar e progredir. Suas experiências diárias, sua forma de agir e pensar, são as diretrizes para o seu Plano Diretor de Desenvolvimento Humano.
Liberte-se das amarras e do cárcere interior que o entorpeceu durante toda sua vida. Transforme-se pelo esforço e valor moral. Saia dessa rotina lamentável de ano após ano com as mesmas tendências, reclamações, práticas e submissão de si mesmo.
É chegada a hora de buscar um novo encontro consigo. De encarar você de frente com coragem e ânimo. Substituindo aquilo que te prejudica, corrigindo inclinações ruins, criando condições favoráveis para o desfrute de virtudes que estão ao seu alcance a partir de agora.
Você é o dono do seu calendário. Faça dos seus dias, dos anos da sua vida, verdadeiros pontos de encontro com a sua felicidade, distribuindo-a entre todos aqueles que estão a sua volta e sentirá que a rotina cotidiana é apenas uma formalidade organizada de uma sociedade.
Faça o seu hoje diferente!
Viva 2010...!!!

UM NOVO MODELO DE CARNAVAL

O carnaval é uma festa do povo que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C. e que marcava o período de agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção (CABRAL, 2009). Em certo período os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais como forma de comemorarem a alegria e as conquistas.
É um período de festa regido pelo ano lunar, ou seja, ocorre sempre na 7ª semana que antecede a Páscoa que ocorre no primeiro domingo após o 14° dia de lua nova. O Carnaval tem duração dos três dias que antecedem a quarta-feira de cinzas. Esta comemoração é marcada pelo “adeus a carne” devido ao fato de preceder a quaresma: um período de 40 dias de privações e jejum que foi instituído pela igreja católica como preparação espiritual para lembrarmo-nos da crucificação de Jesus Cristo – a sexta-feira Santa, o sábado da Aleluia – onde se malha o Judas, o traidor e a comemoração, no domingo, da Páscoa – ressurreição de Cristo.

O Brasil teve influência européia, pelo Renascimento, na adoção do baile de máscaras, desfiles de fantasias e carros alegóricos, principalmente no Rio de Janeiro. Araguari foi influenciada pelos cariocas e por muito tempo manteve a tradição dos bailes de carnaval e o desfile de escolas de samba, guardadas as devidas proporções.
Com o advento dos trios elétricos, principalmente em Salvador/BA, e o carnaval fora de época, foram deixadas de lado as máscaras e fantasias do carnaval mais lúdico. Foram adotadas as práticas dos gregos e romanos, ou seja, uma festa da carne, regada com muita bebida alcoólica, fumo e práticas sexuais.
O carnaval contemporâneo se tornou apenas uma festa e conforme o dicionário Aurélio uma confusão, trapalhada e desordem o que classifica perfeitamente o carnaval de Araguari. Como festa do povo não se tem mais essa tradição. Não se pode considerar aprazível e esteticamente belo o que é apresentado como desfiles de fantasias e carros alegóricos pelas escolas de samba da cidade. São quarenta mil reais de dinheiro público jogados no lixo.
Como tudo na vida é dinâmico, os carnavalescos e foliões de Araguari deveriam repensar o modelo de carnaval a ser adotado na cidade. Não temos o dinheiro e a tradição das escolas de samba cariocas para realizar um carnaval bem estruturado e com qualidade. Não temos a pretensão de tirar Claudia Leite ou Ivete Sangalo do circuito Barra – Ondina (Salvador) e trazer para o circuito Mato Grosso – Minas Gerais (avenidas), mas podemos criar um modelo nosso, sem comparações, onde a festa do povo pode ser realmente feita pelo povo e se tornar única, onde cada um escolhe a maneira de se divertir, porém, organizadamente. Nestes moldes, a festa seria bancada pela iniciativa privada com o suporte do poder público. Um carnaval que percorresse as avenidas de Araguari num mix musical para todos os gostos, como resgate de uma atividade lúdica com foco na inocência de todas as idades.
Em Araguari podemos agregar valor a nossa festa para que se torne um marco turístico e cultural. Temos que comemorar, sim, nossas alegrias, conquistas e nossa produção, sobretudo, comemorar a vida com respeito e segurança regados com bom humor e sem preconceitos.
Que o carnaval de Araguari em 2011 seja o marco inicial do advento de uma década de transformações culturais e a abertura de um período de conquistas e alegrias que deverão ser plantadas, neste exato momento, por meio da semente do discernimento e do bom senso.

Fonte Bibliográfica:
CABRAL, Gabriela. HISTÓRIA DO CARNAVAL. 2009. Disponível em http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval.htm

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

O Plano Diretor é uma lei que direciona a política de desenvolvimento urbano de um município. Todas as cidades com mais de 20 mil habitantes, são obrigadas a ter o seu Plano Diretor, conforme estabelece o inciso I do Art. 41 da Lei Federal 10.257/2001 – Estatuto da Cidade.

Essa obrigatoriedade fez com que muitos municípios elaborassem seus Planos Diretores apenas para um cumprimento legal sem garantir a efetiva participação popular do processo ou quando permitia era apenas pro forma.

Para garantir a gestão democrática da cidade, o Estatuto da Cidade prevê no Art. 43 o uso dos seguintes instrumentos de participação popular, conforme os incisos:

“I – órgãos colegiados de política urbana, nos níveis nacional, estadual e municipal;
II – debates, audiências e consultas públicas;
III – conferências sobre assuntos de interesse urbano, nos níveis nacional, estadual e municipal e
IV – iniciativa popular de projeto de lei e de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano. “

Sendo assim, o Decreto Federal n° 5790/2006 cria em âmbito nacional o Conselho das Cidades, órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva vinculado ao Ministério das Cidades que tornou referência para a criação dos Conselhos Estaduais e Municipais.

A Conferência Nacional das Cidades promovida pelo Ministério das Cidades atende o que estabelece o inciso III do Art. 43 do Estatuto da Cidade. Cada estado e município organizarão sua Conferência, mesmo aqueles que não possuem o Conselho da Cidade.

Independente de obrigações legais a população tem que querer ser participativa. Essa vontade deve ser aparente e se materializar em eventos como conferências, audiências públicas, debates, enfim, a população consciente exerce sua cidadania não apenas no dia da eleição, mas todos os dias, exatamente para garantir o cumprimento pelo poder público de diretrizes e prioridades estabelecidas e pactuadas.

O Planejamento participativo é de suma importância, pois as decisões deixam de ser meramente burocratas e políticas para serem tomadas com base na essência do desejo e da vontade popular diante das suas próprias necessidades, promovendo o desenvolvimento social e urbano.

Participe da construção de sua cidade!

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